De Harrison Ford à Lady Gaga, não há quem resista ao sabor marcante do destilado consagrado
Celebrado sempre no terceiro sábado de maio, o Dia Internacional do Whisky, neste ano, acontecerá no próximo dia 17. Atualmente, o whisky é um dos destilados mais conhecidos e consumidos do mundo, seja puro, on the rocks (com pedras de gelo) ou em drinques. A princípio, a bebida surgiu dentro de mosteiros na Irlanda, por volta do século 12 e 13, com intuito medicinal – na época, era chamada de “água da vida”. A produção da bebida se espalhou pela Europa e com o passar dos séculos se tornou um item comercial continuamente aperfeiçoado.
Por isso, não tardou para que o whisky evoluísse para uma das bebidas mais apreciadas e amadas no mundo. E é claro que o destilado também conquistou o coração de muitos famosos, entre músicos, atores, políticos e escritores. Para celebrar o Dia Internacional do Whisky, confira abaixo uma lista de personalidades — brasileiras e internacionais — que adoram saborear a clássica “água da vida”.
Harrison Ford

O ator norte-americano, consagrado por seus papéis em filmes como Star Wars, Indiana Jones e Blade Runner, não só é um grande apreciador de whisky, como neste ano estrelou a campanha de Glenmorangie – destilado do grupo Moët Hennessy.
Na produção intitulada Once Upon a Time in Scotland, o público acompanha Ford em uma jornada pelas Highlands (Terras Altas) da Escócia, onde ele visita a destilaria da marca, fundada em 1843. Durante a viagem, o ator descobre o processo artesanal de produção do whisky single malt, que é destilado nos alambiques mais altos do país e envelhecido por, no mínimo, dez anos em barris de carvalho criteriosamente selecionados.
Lady Gaga

A cantora, compositora e atriz norte-americana, que recentemente esteve no Brasil para um show na praia de Copacabana, já revelou em entrevistas que busca no whisky inspirações para compor as suas músicas.
“Estou na dieta da embriaguez. Vivo minha vida do jeito que quero, e de forma criativa. Gosto de beber whisky e outras coisas enquanto estou trabalhando. A questão é: tenho que malhar todos os dias e, se estou de ressaca, malho de ressaca. Tudo gira em torno do treinamento e de me manter inspirada”, disse à rádio americana Sirius XM em 2011.
Vinícius de Moraes

O poeta, cantor e compositor carioca era, antes de tudo, um boêmio. Frequentava muitos bares e ficou conhecido por beber bastante whisky. Ele considerava a bebida como “o melhor amigo do homem” e, por isso, apelidou-a de cachorro engarrafado.
Beyoncé

Além de cantora, a Queen B é uma fã assídua de whisky. No ano passado, ela lançou, em parceria com a Moët Hennessy, sua própria marca, SirDavis – nomeada em homenagem a Davis Hogue, bisavô da artista, que trabalhou em uma destilaria clandestina durante a Lei Seca. Produzida e engarrafada nos Estados Unidos, a bebida tem inspirações escocesas e japonesas.
Elis Regina

Dona de uma voz potente e reconhecida Brasil afora por seu talento, Elis Regina não escondia a sua paixão pelo destilado nem mesmo nas suas canções. Na música “Dois pra Lá, Dois pra Cá”, a cantora expõe o gosto por misturar whisky com guaraná.
Frank Sinatra

Longe de ser uma informação dos bastidores da vida de Frank Sinatra, todo mundo sabia que o cantor tinha uma grande paixão pela coquetelaria e destilados – e claro que o whisky não ficaria de fora dessa. Além de ser um bom apreciador das bebidas, ele não deixava de ser exigente com aquilo que consumia e sempre estava de olho no nível da bebida e na temperatura do copo.
Rihanna

A cantora e dona de uma marca de cosméticos, Rihanna, já escreveu sobre a bebida em algumas músicas e declarou em entrevista que um bom coquetel com whisky nunca pode faltar quando ela está jantando. “Este whisky faz eu me sentir linda. Então, perdão se eu for mal-educada”, canta em “Higher”.
Margaret Thatcher

Conhecida como “Dama de Ferro”, Thatcher foi a primeira mulher a assumir a cadeira de primeiro-ministro da Inglaterra. Em um documentário sobre a sua vida, a assistente pessoal, Cynthia Crawford, revelou que uma vez ouviu da ministra a seguinte frase: “Minha querida, você não pode tomar Gim e Tônica no meio da noite. Você precisa de whisky para lhe dar energia!”.
Mark Twain

O escritor norte-americano, conhecido por obras como “As Aventuras de Tom Sawyer”, uma vez disse uma das frases mais conhecidas sobre o whisky: “Muito de qualquer coisa é ruim, mas muito de um bom whisky jamais é o suficiente”.
*Consumo consciente: Beba sempre com moderação.