Da Redação
Projeto “Graffiti Pra Cego Ver” transforma versão da icônica asa do artista em uma experiência tátil, sonora e emocional
Quem visita a Vila Madalena, especialmente o Beco do Batman — um verdadeiro museu a céu aberto de arte urbana — certamente já posou para uma foto entre as asas grafitadas pelo artista Gatuno.
Inspirado pela infância cercada de gatos, ele começou a grafitar em 2010 e eternizou sua história com essa icônica pintura. De longe, a obra representa liberdade; de perto, revela o rosto sutil de um gato — uma homenagem às suas raízes e à força simbólica da arte de rua.
Criada em 2016, a asa se tornou um dos grafites mais fotografados e compartilhados da cidade, inspirando réplicas por todo o Brasil. “Minha mãe tinha muitos felinos, e eles se tornaram minha inspiração”, revela Gatuno.
Hoje, suas asas ganham um novo significado ao serem transformadas em arte acessível — criada especialmente para o sensível e respeitado projeto Graffiti Pra Cego Ver — tocando não apenas o olhar, mas também o coração de quem as encontra.
Instalada na Caixa Cultural, no Centro de São Paulo, a nova asa foi adaptada para ser explorada além da visão, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão possam descobrir, sentir e interagir com a arte em uma experiência completa. A obra será pintada no dia 03/05, ao vivo.
Com texturas tridimensionais, inscrições em braile, descrições táteis e QR codes que levam áudios detalhados, a instalação convida o público a vivenciar a obra por meio do toque, da audição e da emoção, ampliando o acesso e enriquecendo a imersão artística.
“É uma forma de democratizar o acesso à arte de rua, permitindo que pessoas com deficiência visual vivenciem cada detalhe e emoção das obras”, afirma o curador Roberto Parisi.
Mais do que romper barreiras, o projeto reafirma que a arte de rua pode — e deve — ser para todos. O Graffiti Pra Cego Ver é um convite para sentir, tocar e se conectar com a arte de maneira nova e significativa, uma celebração da inclusão, da liberdade e do poder de transformação que só a arte é capaz de oferecer.
Serviço
Quando: De 3 de maio a 3 de junho de 2025 ( abertura às 9h no dia 03/05; início da pintura do painel às 11h )
Horário: Das 9h às 18h
Onde: Caixa Cultural SP
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro Histórico de São Paulo
Quanto: Gratuito