Da Redação
Na Praça Elis Regina ou na Praça do Sesc Pinheiros, grupo majoritariamente feminino, constrói caminhos de resistência por meio do samba
O grupo Samba da Elis apresenta o show No Batuque das Trabalhadoras no Sesc Pinheiros, como parte do projeto A Roda Delas, que realiza encontros mensais com artistas e coletivos formados por mulheres. A roda, entendida como espaço de troca e convivência, destaca a luta e os caminhos traçados por mulheres na música. A apresentação é gratuita e acontece no dia 10 de maio, às 17h, na Praça do Sesc Pinheiros.
O repertório pensado a partir do trabalho enquanto força criadora e também como desafio cotidiano para quem vive da arte. A proximidade com o Dia do Trabalhador orienta o fio condutor do show, que reúne composições de nomes como Beth Carvalho, D. Ivone Lara, Leci Brandão, Clementina de Jesus, Gonzaguinha e João Nogueira. As canções tratam de resistência, desigualdade, sobrevivência — e do samba como espaço de afirmação política.
Criado em 2015, o Samba da Elis surgiu de um incômodo ainda atual: o espaço do samba, historicamente masculino, ainda impõe barreiras à participação das mulheres. Desde então, o coletivo realiza rodas abertas na Praça Elis Regina, no Butantã, zona oeste de São Paulo, convidando cantoras, instrumentistas e compositoras para o centro da batucada. Ao ocupar a rua com música, o grupo fortalece a convivência e o protagonismo feminino no samba e valoriza o protagonismo das mulheres e a ocupação de espaços culturais por meio da música.
A Roda Delas é uma iniciativa que apresenta a arte como ferramenta de transformação, conectando a comunidade e promovendo colaborações entre artistas, educadores e organizações locais.
A programação ocorre mensalmente e utiliza o formato da roda, presente na cultura brasileira, estimulando as trocas entre artistas e público facilitando o espaço democrático de trocas e manifestações artísticas. A cada encontro será apresentado um gênero musical ou projeto específico, tais como: rodas de samba, rodas de choro, cantigas de roda, rodas de rap, dentre tantas outras possibilidades.
Serviço
Samba da Elis – No Batuque das Trabalhadoras
Dia:10 de maio, sábado às 17h
Duração: 60 minutos
Local: Praça
Classificação: Livre
Ingressos: Gratuito e sem retirada de ingressos
Sesc Pinheiros – Rua Paes Leme, 195
Estacionamento com manobrista: Terça a sexta, das 7h às 21h30; sábados das 10h às 21h; domingo e feriado, das 10h às 18h30.